O livro, Milésimo Andar, foi lançado no dia 5 de março desse ano e foi um dos maiores sucessos da editora Rocco na Bienal, a decoração estava fantástica com um prédio de papel semelhante ao da capa do livro. Hoje vou trazer para vocês a resenha dessa história, que eu considero um das melhores do ano.
SINOPSE
"O milésimo andar" é a bem-sucedida estreia de Katharine McGee na literatura. Um romance young adult eletrizante que acompanha a vida de cinco jovens da elite de Manhattan em 2118. Neste "Gossip Girl futurista", uma torre de mil andares abriga os moradores de uma Nova York radiante, divididos de acordo com a sua posição social - os mais ricos ocupando os andares mais altos. Neste cenário de luxo high-tech, histórias e possibilidades que se esticam até o céu, Leda Cole, Eris Dodd-Radson, Rylin Myers, Watt Bakradi e Avery Fueler, a garota geneticamente preparada para ser perfeita que parece ter tudo o que deseja e vive no milésimo andar, tentam encontrar seu lugar no topo do mundo. Mas quando se chega tão alto assim, não há mais aonde ir além de para baixo.
O livro não é dividido em capítulos, mas sim em versões dos acontecimentos por cada personagem. Isso o torna fantástico, pois a história possui um narrador em terceira pessoa que conta os detalhes do enredo na visão de cada personagem e em cada "capítulo" há uma pessoa diferente. Ele começa com o fim da história e depois segue contando esta cronologicamente e no final, volta a cena do começo, que mostra alguém caindo do milésimo andar. Isso faz com que fiquemos curiosos, pois durante o romance não sabemos quem caiu. Eu particularmente tentei adivinhar durante a leitura.
A história é futurística, se passa em novembro de 2118, daqui exatamente 100 anos. Onde Nova York possui uma torre com mil andares que compõe a elite local centralizada, os andares definem as classes sociais, quanto mais alto, mais rico e no milésimo andar mora a garota perfeita Avery Fuller, seus pais e seu irmão Atlas. Avery é modificada geneticamente para não ter imperfeições físicas e para ser altamente inteligente também. Outras personagens são modificadas, por motivos estéticos ou para um melhor raciocínio lógico.
De fato o livro se parece com Gossip Girl, a própria autora da série de livros relata isso, mas diferente da trama, em "o Milésimo Andar" as relações são feitas com um nível altíssimo de tecnologia, os smartphones são trocados por lentes de contato que possuem uma rede tecnológica, as drogas e bebidas são modificadas para terem o efeito certo, como a adrenalina (no livro é uma substância definida como droga). Não só uma distância econômica, mas há uma real distância entre os andares dos prédio, nesse mundo há transportes altamente tecnológicos para se deslocar entre os andares.
" A vida luxuosa da elite de Manhattan está ainda mais extraordinária na história futurista e viciante de Katharine McGee"
-Cecily Von Ziegesar
(Autora de Gossip Girl)
O livro retrata diversos problemas familiares e questões de desigualdade (tanto social quanto econômica) entre os personagens, a história se torna um verdadeiro drama devido a quantidade de situações conflituosas que os personagens passam e as decepções que eles vivem.
Mesmo diante de toda a riqueza, luxo e a tecnologia avançada, as personagens tem problemas e não chegam perto da vida perfeita, como se é pensado utopicamente. Leda, que possui tanto dinheiro quanto as outras garotas, vive em prol de se encaixar cada vez mais e se submete ao uso de substâncias ilícitas para se tornar cada vez mais parecida com Avery.
Eris, no entanto, tem sua vida perfeita mas é totalmente mudada por um simples teste genético. Atlas é adotado, mas vive super bem com sua família no milésimo andar, acaba "tirano um ano sabático" para tentar esquecer um amor proibido. Avery é a garota mais desejada por todos os meninos, mas não pode ter o único que ela quer.
Não só os ricos tem sua história, Watt é um garoto extremamente inteligente e muito ágil com a tecnologia avançada, ele cria um sistema quant proibido, por diversão, e acaba usando para ganhar dinheiro e pagar uma faculdade no MIT. Rylin é uma menina do trigésimo segundo andar que cuida de sua irmã e das despesas depois da morte de sua mãe, ao trabalhar como empregada nos andares superiores acaba se envolvendo com a elite do alto e as mentiras deles.
Essa é uma leitura divertida e curiosa, ao ler você entra em contato com um mundo que você já conhece (elite de uma grande cidade) com um mundo totalmente inovado e tecnológico que você nunca viu antes. Apesar de parecer, a história não é nada fútil, os conflitos são reais de uma futura sociedade robotizada e egoísta, que pensa em buscar apenas a felicidade própria e que não mede esforços (ou dinheiro) para buscar a perfeição.
Na verdade, há outros dois livros de continuação que ainda não foram traduzidos pela Editora Rocco, aguardamos ansiosamente pelos novos.
Para adquirir um exemplar, você pode clicar
Então é isso, espero que tenham gostado, se vocês já leram comentem aqui no blog.
XOXO
-Bella
Nenhum comentário:
Postar um comentário